• Telefone: +55 (18) 3117-1195
  • E-mail: zanardo@zanardo.com.br
  • Horário: Seg - Sex: 7:30h - 11:30h | 13:00h - 17:48h
Data: 04/04/2018
Imagem retirada de http://thutransportes.com.br/flog/album/transporte-e-logistica-solucoes-em-logistica-transporte-de-cargas-transporte-rodoviario-transportadora-na-zona-oeste-zona-sul-zona-norte-zona-leste-centro-litoral-interior-grande-sao-paulo-brasil Imagem retirada de http://thutransportes.com.br/flog/album/transporte-e-logistica-solucoes-em-logistica-transporte-de-cargas-transporte-rodoviario-transportadora-na-zona-oeste-zona-sul-zona-norte-zona-leste-centro-litoral-interior-grande-sao-paulo-brasil

O transporte tem um papel fundamental em várias estratégias da logística, tornando necessária a geração de soluções que possibilitem a flexibilidade e a velocidade na resposta ao cliente, ao menor custo e tempo possível, gerando assim maior competitividade para a empresa.

Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço das tecnologias que permitiram a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.

O transporte de um produto deve ser planejado, olhando alguns pontos, pois cada produto tem uma maneira, e forma de ser transportado. Outro ponto na hora de escolher o tipo de transporte e o custo benefício, pois muitas vezes o transporte mais barato pode demorar chegar ao destino. Na maioria dos casos o transporte se divide em transporte aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário.

O transporte tem um custo muito grande para a maioria das empresas, em média e de 60% do custo da área de logística. Um dos grandes investimentos na área de transporte é na tecnologia de informações que tem o foco na melhoria do planejamento e controle da operação.

A busca por soluções intermodais que possibilitem uma redução significativa nos custos é uma das ações gerenciais do profissional de logísticas. São inúmeros os exemplos de empresas com iniciativas deste tipo, destacando-se entre elas a Souza Cruz, Coca-Cola, Alcoa, OPP-Trikem, Brahma, Martins, Dow Química, entre outras.

A estrutura do Brasil não é muito boa para a área de transporte, pois existe poucas ferrovias e as viagens de longas escalas são as principais prejudicadas, pois um caminhão não consegue ser tão rápido como um trem, e um avião não consegue levar a quantidade de mercadoria que um trem leva, considerando um mesmo percurso.

A área de transporte é uma das mais importantes para o sucesso de uma empresa. A qualidade do serviço logístico pode ser um diferencial da empresa. Cada dia mais, esta área cresce e as empresas estão vendo que investir em tecnologias gera melhores resultados e benéficos no futuro, principalmente na rapidez da entrega.

Fonte: Administradores.com, escrita por Caio Moreira

  • Telefone:
    +55 (18) 3117-1195

  • Rua dos Buritis, 201 - Parque Industrial II Araçatuba / São Paulo