• Telefone: +55 (18) 3117-1195
  • E-mail: zanardo@zanardo.com.br
  • Horário: Seg - Sex: 7:30h - 11:30h | 13:00h - 17:48h
Data: 20/03/2019
Imagem retirada de https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2016/06/brasil-e-paraguai-firmam-acordos-na-area-de-aviacao_126481.html Imagem retirada de https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2016/06/brasil-e-paraguai-firmam-acordos-na-area-de-aviacao_126481.html

O Brasil busca uma maior aproximação no ramo agropecuário com o Paraguai. Na última semana, a ministra Tereza Cristina se reuniu com o ministro da Agricultura do Paraguai, Denis Lich, para buscar uma agenda comum entre os dois países. Segundo informações do Ministério da Agricultura, entre os temas debatidos estão assuntos como: melhoria no fluxo de aprovação das importações nas fronteiras dos dois países.

Atualmente, há divergências na documentação para entrada de produtos e também falta de funcionários para fiscalização. Outro assunto foi a entrada em grande quantidade de arroz do país vizinho. Produtores brasileiros reclamam que enfrentam dificuldades com a entrada do produto paraguaio. E o setor já está encolhendo, por conta de problemas com questões climáticas devido ao excesso de chuvas que atrapalham o plantio. Os dois países concordam que uma política que defina a entrada do arroz paraguaio no Brasil seria uma solução.

A preocupação com o contrabando de agrotóxicos foi outra pauta discutida. Brasil e Paraguai devem avançar em um trabalho conjunto de integração no combate ao contrabando. Tereza Cristina pediu ao colega paraguaio que estabeleça o vazio sanitário (período em que a terra não é cultivada) na soja, como medida de controle da ferrugem asiática. O pedido foi aceito e estará presente na agenda de trabalho a ser desenvolvida.

fonte: Udop, com informações da Datagro (texto extraído do portal Universoagro)

  • Telefone:
    +55 (18) 3117-1195

  • Rua dos Buritis, 201 - Parque Industrial II Araçatuba / São Paulo