• Telefone: +55 (18) 3117-1195
  • E-mail: zanardo@zanardo.com.br
  • Horário: Seg - Sex: 7:30h - 11:30h | 13:00h - 17:48h
01/11/2017
Imagem retirada de http://oenem.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/10/resultado-enem.jpg Imagem retirada de http://oenem.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/10/resultado-enem.jpg

Conheça alguns erros quando pensamos sobre logística e transforme custo em RESULTADO.

1. Nem sei o que essa palavra significa.
2. Não preciso de logística na minha empresa.
3. Logística é tudo igual, deu certo lá também vai dar aqui.
4. Logística é igual a caminhão.
5. Qualquer um sabe fazer logística.
6. Contrato frete, então sei tudo sobre logística.
7. Isso só gera custo

Quando vejo essas frases e acredito que você também pensa, o quanto temos de oportunidades de demonstrar a importância deste segmento que movimenta o mundo.

O significado da palavra logística contempla de maneira simples tudo o que ocorre entre o campo e o cliente final. Todos os setores estão interligados pelas operações de logística.

Todas as empresas precisam entender o significado de logística, mesmo se a empresa seja uma pequena loja de roupa no interior, pois é através da logística que os seus pedidos serão separados, carregados, transportados e entregues a ele, e após isso ocorre a outra ponta da logística que é quando o cliente final compra sua peça de roupa e leva para a casa, neste momento o ciclo se encerra por um período, e inicia novamente com a destinação daquela peça de roupa ao lixo, onde o ciclo se inicia novamente, pois o lixo de um é a matéria prima de outro.

Todas as empresas possuem particularidades, e por este motivo não podemos afirmar que um modelo engessado funcionara em todos os seguimentos, a logística de um hortfrutti é mais complexa devido os produtos serem perecíveis. Em um atacado existe ramificações da logística como: recebimento, armazenagem, separação, expedição e transporte, e são operações também complexas devido a velocidade de atendimento aos clientes.

Muitos ainda pensam que logística é sinônimo de caminhão, na verdade o transporte é um braço importante deste setor, mas temos gestão de estoques, expedição, faturamento, inventário, planejamento de demanda, kpi’s, treinamento de equipe, e outras. Por isso que o setor de logística é tão importante em todos os segmentos.

No segmento agrícola por exemplo a falta de informação gera custos absurdos todos os anos, empresas estão com 40 a 50% dos custos maiores por falta de gerenciamento, acompanhamento, ou por pensar que logística é só caminhão.

Vejo em algumas empresas pessoas alocadas em setores errados, pessoas que não entendem sobre logística trabalhando com isso, e muitas vezes até coordenando. Não é possível coordenar algo sem conhecimento, e com isso quem deveria ser líder se torna um chefe, profissionais de logística trazem resultados positivos paras suas empresas, reduzem os custos e aumentam a eficiência. Contratar frete também faz parte do setor, mas é só uma pequena parte de uma montanha, a que preço contrato, em quais condições?

A gestão logística bem-feita traz excelentes retornos, posso dar um exemplo de uma economia de mais de 1 milhão de reais e um projeto, com uma boa equipe a logística não gera custo, gera resultado.

Fonte: Administradores.com, escrita por Romário Machado Ferreira

  • Telefone:
    +55 (18) 3117-1195

  • Rua dos Buritis, 201 - Parque Industrial II Araçatuba / SP